quarta-feira, 29 de julho de 2009

O que é Dermatite Atópica?



É uma doença crônica que causa inflamação da pele levando ao aparecimento de lesões e coceira.

A causa é desconhecida, mas sabe-se que não é contagiosa e é uma doença de origem hereditária (isto é, herdada dos familiares).

Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões na pele chamadas de eczema. Na infância, as lesões de pele são mais avermelhadas, podendo até minar água, e localizam-se na face, tronco e superfícies externas dos membros. Nas crianças maiores e adultos , as lesões localizam-se mais nas dobras do corpo, como pescoço, dobras do cotovelo e atrás do joelho, e são mais secas, escuras e espessadas. Em casos mais graves, a Dermatite Atópica pode acometer boa parte do corpo.
O tratamento visa o controle da doença.

Existe uma tendência de melhora com o passar dos anos, principalmente quando o quadro teve início na infância (aproximadamente 90% das crianças apresentam diminuição ou desaparecimento completo das lesões antes dos 5 anos de idade, porém a susceptibilidade à recorrência está sempre presente.

O diagnóstico da dermatite atópica é clínico, isto é, ele é baseado na história e no exame físico do paciente. Os exames laboratoriais, por si só, não conseguem dizer se uma pessoa tem ou não a doença.

A Dermatite atópica tende a aparecer ou a piorar quando a pessoa é exposta à certas substâncias ou condições, são os fatores desencadeantes :
poeira,
pele seca,
detergentes ou produtos de limpeza em geral,
roupas de lã ou tecido sintético,
baixa umidade ou frio intenso,
calor ou transpiração,
infecções,
estresse emocional,
alguns alimentos.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

INFLUENZA A (H1N1)

PARA PREVENIR A INFLUENZA A (H1N1) GRIPE “SUÍNA”
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
1. Quanto tempo dura o vírus da gripe “suína” em uma superfície lisa?
R: Até 10 horas.
2. Qual é a utilidade do álcool para limpar as mãos?
R: Torna o vírus inativo e o mata.
3. Qual é o meio mais eficaz de infecção deste vírus?
R: O ar não é a forma mais eficaz para a transmissão do vírus, o fator mais importante para a fixação do vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos), o vírus não voa e não atinge mais de um metro distância.
4. É fácil se contagiar em aviões?
R: Não, é um meio pouco propício para contágio.
5. Como posso evitar o contágio?
R: Não levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca. Não ficar perto de pessoas doentes. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6. Q: Qual é o período de incubação do vírus?
R: Em média 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase que imediatamente.
7. Quando se deve começar a tomar medicação?
R: Dentro de 72 horas depois do diagnóstico é muito bom, a melhora é de 100%.
8. De que forma o vírus entra no corpo?
R: Pelo contato, ao dar as mãos ou beijar na bochecha e pelo nariz, boca e olhos
9 . O vírus é letal?
R: Não, o que provoca a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é pneumonia
10. Quais os riscos dos familiares de pessoas que morreram?
R: Podem ser portadores e formar uma cadeia de transmissão.
11. A água nas piscinas transmite o vírus? R: Não, porque contém químicos e cloro.
12. O que faz o vírus quando provoca a morte? R: Uma cascata de reações, tais como insuficiên cia respiratória; a pneumonia grave é a que causa a morte.
13. Quando se inicia o contágio,antes ou até que os sintomas aparecem? R: Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14. Qual é a probabilidade de recaída com a mesma doença? R: 0%, pois a recaída imuniza o vírus da gripe “suina”.
15. Onde é que se encontra o vírus no ambiente? R: Quando uma pessoa espirra ou tosse, o v&iacut e;rus pode permanecer nas superfícies lisas, como portas, dinheiro, papéis, documentos, desde que haja umidade. Desde que não se esterilize o ambiente é extremamente recomendável a higiene das mãos.
16. Se eu for a um hospital particular vão me cobrar pelo remédio? R: Não, existe um acordo de não cobrar porque o governo está entregando os remédios a todas as instituições de saúde públicas e privadas.
17. O vírus ataca mais os asmáticos? R: Sim, os pacientes são mais suscetíveis, mas tratando-se de um novo germe todos nó s somos igualmente suscetíveis.
18. Qual é a população estária que este vírus está atacando? R: De 20 a 50 anos de idade.
19. É útil cobrir a boca? R: Há algumas máscaras de boca de mais qualidade que outras, mas se você for saudável é contraproducente, pois o vírus por seu tamanho atravessa a máscara como se ela não existisse e usando-a cria-se na área do nariz e boca um micro clima úmido propício ao desenvolvimento viral; mas se você já está infectado use-a para NÃO infectar outras pessoas; é relativamente eficiente.
20. Posso fazer exercício ao ar livre? R: Sim, o vírus não anda no ar e nem tem asas.
21. Tomar Vitamina C serve para alguma coisa? R: Não serve de nada para prevenir o contágio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22. Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscet&ia cute;vel? R: A salvo ninguém está, o que ajuda é a higiene dentro de casa, escritórios, utensílios e evitr ir em locais públicos.
23. O vírus se move? R: Não, o vírus não tem asas nem pernas, uma pessoa contaminada o faz entrar no interior do organismo.
24. Os animais de estimação se contagiam com o vírus? R: Com este vírus NÃO, provavelmente se contagiam com outro tipo de vírus.
25. Se eu vou a um velório de alguém que morreu deste vírus posso infectar-me? R: NÃO.
26. Qual é o risco de mulheres grávidas contrair este vírus? R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco, mas é em dobro, elas podem tomar antivirais em caso de contágio mas com rigorosa supervisão médica.
27. O feto pode ter lesões se uma mulher grávida estiver contagiada por este vírus? R: Não sabemos que estragos pode fazer no processo, pois é um vírus novo.
28. Posso tomar ácido acetilsalicílico (aspirina)?R: Não é recomendado, pode causar outras doenças, a menos que você já o utiliza por prescrição médica para problemas coronários, nesse caso, continue tomando-o.
29. Ajuda alguma coisa tomar antivirais antes dos sintomas? R: Não ajuda em nada.
30. As pessoas com HIV, diabetes, aids, câncer, etc., podem ter maiores complicações do que uma pessoa saudável quando se contagia com o vírus? R: Sim.
31. Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza? R: NÃO.
32. O que mata o vírus? R: O sol por mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, o álcool gel.
33. O que fazem nos hospitais para evitar contágios em outros pacientes que não têm o vírus? R: O Isolamento.
34. O álcool gel é eficaz? R: Sim, muito eficaz.
35. Se eu sou vacinado contra a gripe da estação estou segura contra este vírus? R: Não serve para nada, ainda não há vacina para este vírus.
36. Este vírus está sob controle? R: Não totalmente, mas as autoridades da saúde estão tomando medidas agressivas de contenção.
37. O que significa passar do alerta 4 ao alerta 5? R: A fase 4 faz as coisas diferentes na fase 5; isso significa que o vírus se propagou de pessoa a pessoa em mais de 2 países, e a fase 6 é que se propagou em mais de 3 países .
38. Quem foi infectado por este vírus e se cura, fica imune? R: Sim.
39. As crianças com tosse e gripe têm influenza? R: Crianças com sintomas de gripe devem passar por exame médico.
40. Quais as medidas que as pessoas que trabalham devem tomar? R: Lavar as mãos várias vezes ao dia.
41. Eu posso me contagiar ao ar livre? R: Se há pessoas infectadas e que tossem ou espirram sim, pode acontecer, mas o ar é um meio de pouco contágio.
42. Pode-se comer carne de porco? R: Sim, pode e não há nenhum risco de contágio. 43. Qual é o fator determinante para saber se o vírus já está controlado? R: Embora a epidemia esteja controlada agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode retornar e ainda não haverá vacina.

Fonte: Sociedade Paranaense de Pediatria

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Alergia ao Látex


• O látex é um fluído leitoso extraído de uma planta e usado na manufatura de produtos de borracha.

• Os portadores de alergia ao látex podem apresentar reações alérgicas quando entrarem em contato com produtos de borracha (luvas, talco de luvas, preservativos, chupetas, balões, cateteres, materiais usados nas vias aéreas, equipamento intravenoso, etc)

• As reações podem ser as mais variadas, dependendo do tipo de contato com o produto e do tipo de alergia que o paciente apresenta :
- rinite e/ou conjuntivite alérgica
- asma
- dermatite de contato
- urticária de contato/urticária generalizada/angioedema
- reações anafiláticas

• Algumas frutas e vegetais contém proteínas semelhantes ao látex e quando ingeridas podem causar reações alérgicas :
- principais : banana, abacate, kiwi, castanha e papaia
- outros : avelã, amendoim, acerola, batata, amêndoa, uva, tomate, trigo, noz, figo

• Em caso de cirurgia é importante que sejam tomadas algumas precauções :
- centro cirúrgico látex free
- uso de corticóides e anti-histamínicos no pré e pós operatório é preconizado, porém não reduz o risco de reações graves.


quinta-feira, 9 de julho de 2009

O alérgico e sua casa



Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno ou alérgeno (substância estranha ao nosso organismo responsável pela reação alérgica) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.
A casa do paciente alérgico aos ácaros deve ser arejada, ensolarada, devendo-se evitar o uso de umidificadores ou a permanência do paciente em locais úmidos e pouco ventilados.
Deve-se dar preferência à vida ao ar livre. Esportes podem e devem ser praticados.

Algumas medidas devem ser tomadas para se evitar o contato com os alérgenos.
O local que deve ser mais fiscalizado é o dormitório.

Evitar tapetes, carpetes e cortinas no quarto de dormir. Dar preferência a pisos laváveis e cortinas do tipo persianas ou de material que possa ser limpo com pano úmido.

Evitar animais de pelúcia, almofadas e estantes de livros no quarto.

Evitar travesseiros de penas. Usar os de espuma, sempre que possível, revestidos em material plástico ou impermeável aos alérgenos.

Da mesma forma, utilizar no colchão uma capa de material impermeável que possa ser limpa com pano úmido (napa ou similar) ou removida para lavar.

As roupas de cama devem ser deixadas de molho por 10 minutos em água quente (55° C) ou colocadas em secadoras que atinjam esta temperatura, para eliminar os ácaros.

Camas e berços não devem ser colocados lateralmente junto à parede.

Evitar mofo e umidade, principalmente no quarto de dormir. Solução de ácido fênico 3% pode ser passada nos locais mofados, até uma resolução definitiva ser tomada da causa desta umidade.

Verificar periodicamente as áreas úmidas da casa como banheiro, cozinha e porões para evitar o aparecimento do mofo.

Desumidificadores do ar ajudam a controlar a umidade relativa do ar, porém podem ressecar muito o ambiente, podendo provocar crises de tosse irritativa e conseqüentemente piora e/ou desencadeamento de uma crise de asma. Atualmente existem aparelhos elétricos para reduzir a umidade relativa do ar que controlam a umidade desejada (por exemplo, umidade em torno de 50%) e com isto não ressecam o ambiente.


Evitar vassouras e espanadores de pó. Passar pano úmido na casa.

Aspirador de pó comum geralmente retira as partículas maiores do ambiente, porém os alérgenos poderão estar sendo pulverizados pela parte traseira do aparelho (as partículas alergênicas são extremamente pequenas que passam pelo filtro comum existente dentro do aparelho). Isto é particularmente importante não só para os antígenos do ácaro como os antígenos do gato doméstico, que são extremamente leves, podendo ficar em suspensão por longos períodos. Utilize-o com o paciente alérgico fora de casa, mas de preferência, utilize aspiradores de pó com filtro HEPA. Filtros HEPA (Hight Efficiency Particle Air) já podem ser encontrados comercialmente no Brasil e são eficientes no controle ambiental, uma vez que retém partículas com até 0,3 mm.